BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Roteiro Belém: Cultura, Fé e Natureza

"Não falta estímulo aos sentidos para quem visita o Pará. Considerado o "portal da Amazônia", é abundante em cores, sabores, cheiros e sons. Em seu imenso território encontram-se plantas, frutos, temperos, essências e artes que remetem à exuberante cultura amazônica. O Pará é a terra de frutas como cupuaçu, murici e açaí, assim como de estilos musicais populares, como carimbó e sirimbó. Também é onde mais facilmente se encontra o aroma de patchouli.
A capital, Belém, localizada às margens da Baía do Guajará, cercada por inúmeras ilhas, é o ponto de partida de passeios fluviais e terrestres. Conhecida como "cidade das mangueiras", Belém tem história, curiosidades e pontos turísticos inesquecíveis como a Basílica de Nazaré, o Teatro da Paz, o Complexo do Ver-o-Peso (feira, mercado e doca), a Catedral Metropolitana, o Museu de Arte Sacra, o Forte do Presépio, o Museu Emilio Goeldi e o Mangal das Garças, entre outros.
A gastronomia paraense é um atrativo à parte. Com raízes na cultura indígena, o tacacá, o pato no tucupi e a maniçoba fazem da culinária local uma das mais genuinamente brasileiras. As raízes indígenas estão presentes também no folclore e nas artes."

"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
  • igrejas, culinária, passeios, artesanato, bares e compras
O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE VER
  • Estação das Docas e Mercado Ver-o-Peso. Construída a partir de quatro antigos galpões de ferro ingleses do século XIX, nas docas de Belém, o moderno complexo turístico e gastronômico Estação das Docas reúne cinco restaurantes, uma mini-fábrica de cerveja, bares, lanchonete, sorveteria, espaço para eventos, teatro, museu e terminal fluvial. Maior feira livre da América Latina, o Ver-o-Peso é um dos símbolos do povo e da cultura, hábitos, inaugurado no final do século XVII como posto de fiscalização e tributos, o mercado combina estilos neo-clássico com peças de ferro e gradil importados da Europa.
ITINERÁRIO BÁSICO
  • Belém: Basílica de Nazaré (no famoso Círio, que se realiza sempre no segundo domingo de outubro, a imagem da Virgem é levada pelas ruas de Belém, em procissão que reúne milhares de pessoas, até a Basílica, cumprindo ritual de mais de 200 anos); Complexo do Ver-o-Peso (feira, mercado e doca a céu aberto) ; Complexo Estação das Docas (32 mil metros quadrados de extensão e 500 metros de orla fluvial, com bares, restaurantes, sorveterias, feira de artesanato e lojas); Complexo Feliz Lusitânia ( Catedral Metropolitana, Igreja de Santo Antônio, Museu de Arte Sacra, Forte do Presépio e Casa as Onze Janelas); Tour Fluvial; Rio Guamá, com vista da orla fluvial de Belém, Ilha do Combu e Furo do Benedito; Vila de Icoaraci, maior centro de produção de cerâmica marajoara, tapajônica e maracá e Museu Zoológico Emilio Goeldi.
  • Mangal das Garças (parque de 34,7 mil metros quadrados)."
Fonte: Roteiros do Brasil - ed. 2009. Mais informações nos sites: www.turismobrasil.gov.br - www.paratur.pa.gov.br